Informações sobre a plataforma

A Plataforma para a Política de Saúde da UE é uma ferramenta colaborativa em linha que facilita a comunicação entre os serviços da Comissão Europeia, os grupos de interesse no domínio da saúde e as partes interessadas.
A DG SANTE está empenhada em garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência - para mais informações, consulte a Declaração de Acessibilidade da Plataforma.
A Plataforma para a Política de Saúde da UE é gerida pela Direção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos da Comissão Europeia, que também dá o seu contributo para a plataforma. A plataforma é financiada através do Programa UE pela Saúde 2021-2027. A língua de trabalho é o inglês, mas, a pedido dos membros da plataforma, podem ser criadas redes ad hoc noutras línguas da UE.
Além de gerir a plataforma Web, que facilita o debate em linha, incentiva a colaboração e acolhe frequentemente webinários em direto, a equipa da Plataforma para a Política de Saúde da UE organizou o Prémio de Saúde da UE entre 2015 e 2021. Este prémio reconheceu cidades, ONG e escolas cujas iniciativas contribuíram para melhorar a saúde pública na União Europeia. As informações sobre todas as iniciativas vencedoras e constantes da lista de finalistas estão disponíveis e listadas por ano no sítio Web do Prémio de Saúde da UE, que apresenta muitas informações sobre boas práticas e abordagens inovadoras face aos desafios em matéria de saúde pública.
A reunião anual da Plataforma para a Política de Saúde da UE dá às partes interessadas a oportunidade de apresentarem as suas declarações conjuntas e de debaterem possíveis sinergias. A reunião está aberta a grupos de interesse no domínio da saúde e ao pessoal das instituições da UE e centra-se nas prioridades atuais e futuras da UE no âmbito da saúde.
A Comissão Europeia gostaria de convidar todas as partes interessadas ativas no domínio da saúde ou interessadas na política de saúde da UE a aderirem à Plataforma para a Política de Saúde da UE. Consulte o regulamento interno e o guia do utilizador para compreender melhor o funcionamento da plataforma e as vantagens que esta oferece!
- Regulamento interno da Plataforma para a Política de Saúde da UE : enquanto membro ou potencial membro da Plataforma para a Política de Saúde da UE, recomendamos que leia o regulamento interno da plataforma a fim de se inteirar sobre os nossos métodos de trabalho e os nossos termos e condições.
- Guia do utilizador : este guia explica os procedimentos de registo e as funcionalidades da plataforma (ou seja, como publicar uma notícia). Registe-se na plataforma e permita que a sua voz seja ouvida!
Os membros da plataforma podem publicar notícias, criar sondagens de opinião, partilhar futuros eventos ou webinários e armazenar documentos, entre muitas outras opções, numa ou em várias redes da plataforma! Depois de se registar, terá acesso aos seguintes tipos de redes:
- a Agora Network, um espaço de debate comum automaticamente acessível a todos os membros da plataforma que respeitem o regulamento interno. Todos os membros são incentivados a publicar notícias relacionadas com as suas atividades nesta rede.
- As redes de intercâmbio estão acessíveis a todos os membros da plataforma e são utilizadas para trocar informações sobre boas práticas e partilhar materiais de formação.
- As redes temáticas são temporárias, criadas por um período de apenas um ano. São dirigidas por uma organização de partes interessadas no domínio da saúde, selecionada através de um convite à apresentação de propostas. A organização responsável prepara um documento de posição colaborativo (a declaração conjunta) sobre uma prioridade relacionada com a saúde. A equipa da plataforma organiza vários webinários em direto para debater ideias antes da elaboração da declaração conjunta, a qual é posteriormente apresentada pela organização responsável na reunião anual da Plataforma para a Política de Saúde da UE. Todos os membros da plataforma são convidados a envolverem-se ativamente nas redes temáticas através da participação em webinários em direto e da co-elaboração ou aprovação da declaração conjunta.
- As redes lideradas pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros são redes (geralmente) acessíveis apenas aos membros nomeados, sendo geridas por representantes da Comissão e/ou dos Estados-Membros.
- As redes de partes interessadas são redes restritas criadas para partilhar conhecimentos e informações sobre um domínio específico da saúde. São criadas em resposta a um pedido direto dos membros interessados da Plataforma e aprovadas pela Comissão Europeia. Os membros da plataforma que tenham interesse numa determinada rede de partes interessadas podem solicitar o acesso. Os membros da plataforma são convidados a propor a criação de novas redes de partes interessadas à equipa da plataforma através do endereço sante-hpp@ec.europa.eu
Enquanto membro da plataforma, receberá quinzenalmente um boletim informativo «Últimas atualizações» com todas as informações mais recentes partilhadas na rede Agora (bem como nas redes restritas de que faz parte).
A Comissão Europeia, os Estados-Membros e as partes interessadas organizam regularmente webinários em direto sobre as principais iniciativas da UE no domínio da saúde. As informações sobre os próximos webinários são publicadas na rede Agora (consulte a secção dos anúncios!). Os membros da plataforma são igualmente convidados a propor temas para webinários. Consulte a declaração de confidencialidade dos webinários em direto da Plataforma para a Política de Saúde da UE here.
Para mais informações sobre a Plataforma para a Política de Saúde da UE, contacte-nos através de SANTE-HPP@ec.europa.eu
A equipa da Plataforma para a Política de Saúde da UE
A Plataforma para a Política de Saúde da UE trata os seus dados em conformidade com o Regulamento (UE) 2018/1725. O ECAS e o SAAS são sistemas da Comissão Europeia que permitem autenticar e autorizar utilizadores da plataforma Web. A notificação sobre a proteção de dados, a declaração de confidencialidade do serviço de gestão de identidade e a declaração de confidencialidade do SAAS explicam pormenorizadamente os seus direitos em matéria de proteção de dados. |
Regulamento (UE) 2018/1725