FARNET
Fisheries Areas Network

Good Practice Project

Adicionando peixe aos cabazes alimentares locais

Country:
Region: 
Em Abruzo, no sul de Itália, associações de consumo solidário estabeleceram parcerias com os pescadores para começar a incluir o peixe nos cabazes alimentares locais.

Description

Em Abruzo, no sul de Itália, associações de consumo solidário estabeleceram parcerias com os pescadores para começar a incluir o peixe nos cabazes alimentares locais.

As associações de consumo solidário («GAS» em italiano) consistem em grupos de indivíduos ou famílias que se juntam para realizar compras em apoio de um modelo económico local de base comunitária. Este modelo respeita o ambiente e os direitos dos trabalhadores, além de garantir o pagamento de um preço justo aos produtores. Como tal, os produtores e os consumidores cooperam entre si para o bem-estar de toda a comunidade.

Com o apoio do Grupo de Ação Local da Pesca (GALP) Costa Blu, os pescadores e várias associações de consumo solidário em Abruzo estão a trabalhar em conjunto para incluir o peixe nas compras alimentares locais. Por um lado, o projeto permite a estas associações adquirirem produtos pescados com base em práticas éticas e ecológicas. Por outro lado, dá resposta à necessidade dos pescadores de venderem todos os tipos de peixe no mercado a um preço justo. Além disso, os lucros das vendas permitem financiar iniciativas culturais que, por seu turno, contribuem para diversificar as fontes de rendimento dos pescadores. São exemplo destas iniciativas os cursos de limpeza e de corte do peixe em filetes, o intercâmbio de receitas novas e tradicionais e eventos relacionados com a redescoberta de antigas ocupações como, por exemplo, a costura de redes de pesca.

O projeto ainda está a dar os primeiros passos. No entanto, já foram organizadas reuniões com produtores e visitas técnicas para avaliar se um determinado produto e/ou produtor cumpre os critérios de compra ética das associações. Está prevista a realização de mais reuniões em 2019 para discutir aspetos fundamentais, tais como a logística e os requisitos de segurança alimentar.

Results: 

Um projeto-piloto deverá ser lançado em 2020. Está previsto o envolvimento de, pelo menos, duas associações de compradores solidários (cerca de 40 famílias), 10 pescadores e/ou 1 organização de produtores (a organização de produtores reúne mais de 30 barcos).

Transferability: 

Quando existam associações de consumo solidário, ou estruturas semelhantes, nas zonas costeiras, os pescadores poderão ser facilmente incluídos na cadeia de abastecimento alternativa. Para que o arranjo funcione, ambas as partes têm de estar dispostas a construir uma parceria transparente e mutuamente benéfica assente na confiança. 

Lessons & contribution to CLLD objectives: 

Ensinamentos: De acordo com o GALP, a mais importante lição retirada foi a de que o entendimento e o conhecimento mútuos são fundamentais. A realização recorrente de reuniões e visitas é igualmente crucial para o bom desenvolvimento do projeto.

Contribuição para o objetivo DLBC: Valor acrescentado por toda a cadeia de abastecimento piscatória

Project information

Timeframe of implementation From Mar 2019 to Dec 2020
Sea Basins
Type of area
Theme

Contact details

FLAG Contacts

Ms. Donatella D''andrea
Italy
Publication date: 
27/06/2019
PDF Version