Visit the new FARNET 2014-2020 website

Que sinergias pode haver entre os FLAG que implementam estratégias ao abrigo do Eixo 4 e outras políticas e medidas na zona?

Um dos objectivos principais do Eixo 4 é desenvolver estratégias locais integradas que abranjam as necessidades das zonas de pesca. Estas estratégias devem, por isso, ter em conta e procurar sinergias com as medidas que vão ser implementadas por outros eixos do FEP, por outros programas como o LEADER e por iniciativas financiadas por outras fontes de financiamento europeias. As operações financiadas pelo Eixo 4 devem complementar e, sempre que possível, acrescentar valor a estas outras iniciativas, evitando a duplicação de acções financiadas por outras fontes.  

Quando uma zona de um FLAG coincide com a zona de um GAL do Leader, a estratégia local deve incluir uma secção sobre complementaridade e sinergias.

Na verdade, o Eixo 4 pode dar um importante contributo desenvolvendo uma estratégia que assegura um quadro único coerente para todas as operações a realizar em zonas de pesca. A parceria do FLAG pode criar o mecanismo de governação para as integrar no terreno.