Visit the new FARNET 2014-2020 website

Qual é o significado de massa crítica?

No Regulamento do FEP, a expressão “massa crítica” é aplicada ao território do Grupo de Acção Local de Pesca (GALP). Este deve “ser coerente e oferecer uma massa crítica suficiente, em termos de recursos humanos, financeiros e económicos, para apoiar uma estratégia viável de desenvolvimento local” (artigo 45.º, n.º 3).

Isto quer dizer que a massa crítica se refere basicamente à relação entre a dimensão da zona (em termos físicos, populacionais e económicos) e os recursos disponibilizados para o GALP através do Eixo 4 (tanto financeiros como humanos). O teste decisivo é que tanto a zona como os recursos disponibilizados pelo Eixo 4 têm de ser suficientes para apoiar uma estratégia viável de desenvolvimento local. É preciso que haja “massa crítica” suficiente para se alcançar de facto o que é proposto na estratégia.

Se a zona for demasiado pequena, pode tornar-se difícil encontrar recursos privados, capital humano e experiência para implementar a estratégia. Se, por outro lado, a zona for demasiado grande, é provável que o impacto do Eixo 4 seja insignificante em relação aos problemas da zona.