Visit the new FARNET 2014-2020 website

Quais são as principais características do Eixo 4?

Cinco características básicas presidem à abordagem promovida no âmbito Eixo 4:

1. Abordagem territorial local: os fundos concentram-se nas zonas de pesca que mais precisam deles e as acções apoiadas são concebidas para responder às diversas necessidades destas zonas.
2. Estratégias integradas: uma estratégia de desenvolvimento favorece o reforço mútuo das acções empreendidas, formando as únicas forças e oportunidades de cada zona de pesca e também superando as fraquezas e ameaças específicas.
3. Participação e parceria: a estratégia mobilize o conhecimento, a energia e os recursos dos agentes locais dos sectores público, privado, comunitário e voluntário, que se congregam a fim de formar o Grupo de Acção Local de Pesca (FLAG). O FLAG facilita a tomada de decisão local em termos de prioridades estratégicas e de utilização dos recursos para a execução da estratégia.
4. Inovação local: a estratégia procura explorar novos mercados, novos produtos e novos métodos de trabalho, tanto no sector das pescas como noutros sectores locais.
5. Trabalho em rede e cooperação: as zonas de pesca e suas comunidades aprendem umas com as outras e encontram aliados para fortalecerem a sua posição numa economia global.