Visit the new FARNET 2014-2020 website

O que se deve entender pela frase no regulamento: “As operações devem ser, na sua maioria, lideradas pelo sector privado” (n.º 4 do artigo 45.º)? Significará isto que a maioria dos projectos apoiados pelo FLAG é liderada pelo sector privado ou poderá ser isto alargado à maioria do orçamento?

O regulamento estabelece claramente que as operações devem ser, na sua maioria, lideradas pelo sector privado. Quer isto dizer que 50% dos projectos apoiados pelo FLAG devem ser atribuídos a representantes do sector privado agindo como chefes de projecto, embora isto não signifique que a maioria do orçamento venha do sector privado. Na prática, isto implica que mais da metade dos contratos subsidiados devem ser assinados por representantes do sector privado (inclusive NGO/ sector civil).

O Eixo 4 visa incentivar iniciativas da base para o topo do sector privado e alavancadas com o máximo financiamento privado possível. Por conseguinte, são encorajadas iniciativas susceptíveis de aumentar as contribuições financeiras privadas, o que poderia ser feito, por exemplo, utilizando o envolvimento de investidores privados locais para contribuírem para o financiamento da estratégia local como um critério de selecção do FLAG.