Visit the new FARNET 2014-2020 website

Em que medida é que os recursos disponíveis para assistência técnica podem ser utilizados para ajudar a implementar o Eixo 4?

Atendendo à falta de experiência de muitos dos agentes envolvidos no Eixo 4 em desenvolvimento territorial local integrado, a utilização da assistência técnica nacional (Eixo 5) não só é desejável como na realidade é essencial para se obter êxito. A Comissão recomenda vivamente que se utilize a assistência técnica para o Eixo 4 tão rapidamente quanto possível a nível nacional ou regional. Por exemplo, esta assistência pode ser utilizada para proporcionar directamente apoio de especialistas para reforço de capacidades, constituindo com efeito um apoio directo ao desenvolvimento de parcerias, ao envolvimento comunitário e às estratégias da zona.

Em países com um número relativamente grande de grupos, a assistência técnica deve ser utilizada para canalizar recursos para uma Rede de GALP do Eixo 4 que colabore com a Unidade de Apoio FARNET a nível europeu. Isto foi especificado nos Programas Operacionais e deve ser rapidamente aplicado.